Para além da sala de aula!

figura de uma extensão eléttrica

Projetos de extensão

Conhecimento adquirido e produzido dentro da universidade tem que ir para fora também! São os projetos de extensão que fazem a troca de conhecimento entre universidade e sociedade buscando transformação social. E lembre-se: não se trata de levar as soluções de dentro para fora, mas sim de encontrá-las em conjunto. Converse com seus(suas) colegas e professores(as), informe-se sobre os projetos que fazem parte da sua área de atuação e vá para fora da caixa!

Para conhecer os projetos acesse:

www.unifesp.br/reitoria/proex/acoes/programas-e-projetos-sociais/programas-e-projetos

Entidades estudantis

Para além de todas as ideias a serem discutidas dentro da sala de aula, a universidade pulsa autonomamente com as organizações estudantis. Serão inúmeras atividades e mobilizações que complementarão e auxiliarão sua formação durante o período em que você passar pela universidade. Procure se informar sobre diretório central estudantil (DCE), centros acadêmicos (CA), diretórios acadêmicos (DA), atléticas, baterias, coletivos e grupos diversos que se ramificam em toda a universidade. Faça parte!

figura de um gramofone

Diretório Central dos Estudantes:

Centros Acadêmicos:

• Centro Acadêmico de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo
  • Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CARFG/Unifesp) – Campus Baixada Santista
  • Centro Acadêmico Unifesp de Engenharia Química (CAUEQ/Unifesp) – Campus Diadema

Atléticas:

• Associação Atlética Acadêmica Jean Azevedo da Unifesp São José dos Campos (AAAJA)
  • Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto - Escola Paulista de Medicina (AAAPB)

Grupos e coletivos:

Gráfico

Empresas juniores

As empresas juniores (EJs) são formadas por estudantes de graduação, orientadas por professores(as) e profissionais especializados, e desenvolvem projetos para empresas, entidades e sociedade em geral. Se você se interessa por empreendedorismo, essa pode ser uma ótima maneira de lidar na prática com os conhecimentos da universidade. Se tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto leia também as seguintes matérias:

Participação estudantil nas instâncias da Unifesp

Sua voz tem representação garantida nas instâncias da universidade. São esses espaços que definem a condução política, acadêmica e administrativa da instituição de maneira democrática. O seu engajamento nestas discussões políticas se configuram no importante protagonismo político e acadêmico dos estudantes. O Consu (Conselho Universitário) é a instância de máxima decisão da Unifesp e, entre os membros, possui reservadas duas cadeiras a estudantes de pós-graduação e sete a estudantes de graduação. Esses membros são definidos em eleições anuais, das quais você tem todo o direito de participar votando e até mesmo se candidatando.

Conheça as instâncias que você tem representação:

ícone pessoas
  • Congregação dos campi
  • Câmaras:
    • Câmara de Extensão
    • Câmara de Graduação
    • Câmara de Pós-Graduação
  • Comissões de curso
ligações

Iniciação Científica

Ao ingressar na universidade muitos(as) estudantes já cogitam seguir a carreira acadêmica, com a realização de uma pós-graduação. Se você tem interesse em se aproximar da cultura científica esse é um bom caminho para começar a se familiarizar às técnicas e métodos de pesquisa. Fique atento(a) aos editais lançados durante o ano pelo site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Pibic - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Monitoria - Programa Institucional de Bolsas de Monitoria

Espaços Estudantis

Todos os campi possuem uma área pertencente ou sob a responsabilidade da universidade que é dedicada exclusivamente a atividades de estudantes que visem a convivência, os estudos, ações políticas, prática esportiva, cultura e lazer. São espaços de uso comum e coletivo, de convivência, trocas de experiências, formação crítica, construção de identidade e cidadania, com eventos e atividades propostas por estudantes e sob sua responsabilidade, seguindo o preceito da autonomia estudantil, da corresponsabilidade, coprodução, cogestão.

Para conhecer melhor a regulamentação dos Espaços Estudantis acesse:

www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/documentos/espacos-estudantis

ponto

Fique antenado(a)!

Como acompanhar as novidades da Unifesp? Sempre temos muitas!

O nosso portal costuma ter de tudo e por meio dele você consegue acessar: notícias, eventos, nosso jornal (Entrementes), nossa revista de divulgação científica (Entreteses), nossa WebTV e seus programas, nosso Podcast, os sites das pró-reitorias, dos nossos campi, de cursos de graduação e de pós-graduação. Tem um link para dados da Unifesp e transparência, tem link para Ouvidoria e assim por diante. Dessa forma, o melhor lugar para se manter informado e com informações oficiais e atualizadas é: www.unifesp.br

Para facilitar sua vida aqui colocamos links importantes:

Nossos meios de comunicação/divulgação:

Facebook para curtir e acompanhar:

Afora isso, a Unifesp, a Prae e a Prograd usam o facebook para que a informação circule mais, possa chegar mais rápido e ser compartilhada. Anote e curte aí: