PARA ALÉM DA SALA DE AULA!

Fique antenado(a)!

Como acompanhar as novidades da Unifesp? Sempre temos muitas!

Acesse o portal e siga nossas redes sociais:

Fique antenado(a)!

Conhecimento adquirido e produzido dentro da universidade tem que ir para fora também! São os projetos de extensão que fazem a troca de conhecimento entre universidade e sociedade buscando transformação social. E lembre-se: não se trata de levar as soluções de dentro para fora, mas sim de encontrá-las em conjunto. Converse com seus(suas) colegas e professores(as), informe-se sobre os projetos que fazem parte da sua área de atuação e vá para fora da caixa!

Para conhecer os projetos acesse:

Fique atualizado(a)!

Quinzenalmente, às sextas-feiras, às 11h, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) promove webinários com pesquisadores(as) renomados(as) sobre temas atuais de pesquisa e de relevância social na universidade. Não perca a chance de estar sempre atualizado(a).

Inscreva-se no canal da ProPGPq e compartilhe. Acesse:

Entidades estudantis

Para além de todas as ideias a serem discutidas dentro da sala de aula, a universidade pulsa autonomamente com as organizações estudantis. Serão inúmeras atividades e mobilizações que complementarão e auxiliarão sua formação durante o período em que você passar pela universidade. Procure se informar sobre diretório central estudantil (DCE), centros acadêmicos (CA), diretórios acadêmicos (DA), atléticas, baterias, coletivos e grupos diversos que se ramificam em toda a universidade. Faça parte!

Empresas juniores

As empresas juniores (EJs) são formadas por estudantes de graduação, orientadas por professores(as) e profissionais especializados(as), e desenvolvem projetos para empresas, entidades e sociedade em geral. Se você se interessa por empreendedorismo, essa pode ser uma ótima maneira de lidar na prática com os conhecimentos da universidade.

Saiba quais são as empresas juniores presentes em cada campus: Núcleo de Inovação Tecnológica

Caso queira saber mais sobre o assunto leia também as seguintes matérias:

Encontro aborda atuação e rumos das empresas juniores na Unifesp

Lei das Empresas Juniores abre perspectivas para estudantes da Unifesp

Participação estudantil nas instâncias da Unifesp

Sua voz tem representação garantida nas instâncias da universidade. São esses espaços que definem a condução política, acadêmica e administrativa da instituição de maneira democrática. O seu engajamento nestas discussões políticas se configuram no importante protagonismo político e acadêmico dos(as) estudantes. O Consu (Conselho Universitário) é a instância de máxima decisão da Unifesp e, entre os membros, possui reservadas três cadeiras a estudantes de pós-graduação e oito a estudantes de graduação. Esses membros são definidos em eleições anuais, das quais você tem todo o direito de participar votando e até mesmo se candidatando.

Conheça as instâncias que você tem representação:

• Conselho Universitário (Consu)
  • Conselhos das Pró-Reitorias:
    • Conselho de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Caepa)
    • Conselho de Extensão e Cultura (Coec)
    • Conselho de Gestão com Pessoas (Conpessoas)
    • Conselho de Graduação (CG)
    • Conselho de Planejamento e Administração (Coplad)
    • Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq)
  • Congregação dos campi
  • Câmaras:
    • Câmara de Extensão
    • Câmara de Graduação
    • Câmara de Pós-Graduação
    • Comissões de curso

Iniciação Científica e demais programas institucionais

Ao ingressar na universidade muitos(as) estudantes já cogitam seguir a carreira acadêmica, com a realização de uma pós-graduação. Se você tem interesse em se aproximar da cultura científica esse é um bom caminho para começar a se familiarizar com as técnicas e métodos de pesquisa. Fique atento(a) aos editais lançados durante o ano pelo site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Pibic - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Monitoria - Programa Institucional de Bolsas de Monitoria
Pibid - Programa Institucional de Iniciação à Docência
PET - Programa de Educação Tutorial
Travessia - Programa Institucional de Travessia

Espaços Estudantis

Todos os campi possuem uma área pertencente ou sob a responsabilidade da universidade que é dedicada exclusivamente a atividades de estudantes que visem a convivência, os estudos, ações políticas, prática esportiva, cultura e lazer. São espaços de uso comum e coletivo, de convivência, trocas de experiências, formação crítica, construção de identidade e cidadania, com eventos e atividades propostas por estudantes e sob sua responsabilidade, seguindo o preceito da autonomia estudantil, da corresponsabilidade, coprodução, cogestão.

Para conhecer melhor a regulamentação dos Espaços Estudantis acesse: